31.1.10

Leituras imperdíveis

Na rede da revista Você S/A do LinkedIn, aconteceu recentemente uma ótima troca de dicas de leitura. Tudo começou com uma mensagem de Júlio de Camargo, um engenheiro da Citroën que pedia aos membros da rede a indicação de livros que considerassem “imperdíveis”. Em duas semanas, mais de 20 membros se manifestaram enviando suas dicas. Abaixo, copio alguns títulos sugeridos, seguidos dos comentários postados por quem os indicou:

Jogos políticos nas empresas: “Lendo este livro, você conseguirá identificar quais jogos são jogados na sua empresa”
 - A Meta: “Proporciona uma visão diferente sobre os processos que você vivencia em sua empresa, além de ser literatura indispensável na faculdade. Em forma de romance, em cada passagem me via no lugar do personagem principal. Muito bom”
A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao: “Não fala sobre empresas, não fala sobre estratégia... Simplesmente é um livro bem escrito, lúdico e dramático ao mesmo tempo, para não nos deixar esquecer que há prazer em sair fora do mundo corporativo”.
A Arte da Guerra, Sun Tzu: “Neste mundo globalizado e competitivo em que vivemos, este livro é leitura imprescindível! Muito bom!”
- Outliers: “Este livro é de Malcolm Gladwell... qualquer livro dele é ótimo!”
- HE - A Chave do Entendimento da Psicologia Masculina, de Robert A. Johnson: “Esta dica é para todas as mulheres e profissionais de RH”
Maslow on Management: “Uma coletânea das obras de Maslow
- Diplomacia, de H. Kissinger: “Uma verdadeira aula de estratégia
- Fooled by Randomness: “Grande livro para negócios e para vida”
- Cisne Negro, de Nassim Taleb: “Obrigatório para tomadores de decisão e principalmente para analistas de mercado”.
- Como a Starbucks salvou minha vida, de Michael Gates Gill: “Uma lição de vida. Fácil e rápido de ler
- Think and Grow Rich, de H. Napoleon: “um clássico escrito em 1937, que motiva às pessoas a lutarem pelos seus objetivos utilizando alguns princípios importantes, como fé, conhecimento, persistência. Este livro é atemporal, pois mais de 70 anos se passaram e até hoje nos ensina a lutar e vencer. É imperdível

Além desses, foram citados na discussão vários outros livros, como Pai Rico e Pai Pobre, A Estratégia do Oceano Azul, Quem mexeu no meu queijo, Quem comeu o meu hambúrguer? O Poder dos Seis Sigma, Jack Welch - O Executivo do Século, A Magia dos Grandes Negociadores, O maior sucesso do mundo, Living Leadership, A pratical guide for ordinary heroes (George binney), O Monge e o Executivo, O vendedor de sonhos e 48 leis do poder.

Eu já escolhi minha dica. Farei minha compra em alguns dias e mais pra frente escrevo postando comentários. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá Marina,

    Olha eu aqui de novo.

    Segui sua dica para entrar na rede Você S.A. do Linkedin, mas até agora não fui aprovada. Que bacana que você colocou as dicas aqui. Da lista eu já li alguns e são realmente inovadores e imperdíveis. ( Outliers e Cisne Negro)

    Podíamos abrir uma discussão sobre os melhores livros que achamos? O que vocâ acha? Vai ser um exercício e tanto. rs


    Abs,

    Maristela Moura

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maristela!
    Confesso que adoro discussões e trocas de dicas sobre livros. Aliás, a troca de posts da rede da Você S/A, junto com seu comentário e com algumas outras conversas por aí, me animaram a ler Outliers. Devo começar em breve.
    Quanto à rede da Você, ainda não te responderam? Se não tiver tido retorno, me avise que eu tento falar com o moderador.
    Abraços e até as próximas,
    Marina

    ResponderExcluir